x

NOVIDADE

13º salário do INSS deve ser antecipado para abril e maio em 2024

Modalidade pode ser antecipada para o primeiro semestre assim como acontece desde 2020.

06/03/2024 09:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo pretende antecipar 13º salário do INSS em 2024

13º salário do INSS deve ser antecipado para abril e maio em 2024

Técnicos do governo divulgaram nesta terça-feira (5) que o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser antecipado para o primeiro semestre de 2024.

Uma minuta do decreto com a antecipação do acerto já teria sido encaminhada ao Palácio do Planalto, mas ainda falta o aval do Tesouro Nacional.

Se aprovado, assim como aconteceu desde 2020, o pagamento do 13º salário do INSS deverá ser pago em duas parcelas, em abril/maio ou junho/ julho (como foi em 2023). O acerto é feito junto com o depósito do benefício mensal.

Ainda segundo os técnicos, o que motivou a possível liberação antecipada foi a necessidade de injetar valores na economia. Com a liberação, o 13º salário do INSS pode fazer circular mais de R$ 66 bilhões.

Até antes da pandemia de Covid-19, tradicionalmente, o 13º salário costumava ser pago no segundo semestre de cada ano, em agosto/setembro (primeira parte) e novembro/dezembro (segunda parcela). Mas em decorrência dos impactos econômicos da doença, a modalidade foi antecipada para o primeiro semestre desde então.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.